Uma forte chuva acompanhada de granizo, raios e ventos intensos causou transtornos na tarde dessa terça-feira (17), em Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá), no interior de Mato Grosso. Durante o temporal, telhados e árvores caíram sobre fiações elétricas, deixando algumas regiões da cidade temporariamente sem energia.
Vídeos que circulam na internet mostram a força da chuva que atingiu o município. Uma moradora registrou as pedras de granizo caindo sobre os carros estacionados na garagem de sua casa.
Na Avenida Campo Grande, um raio atingiu uma árvore, que caiu sobre a fiação energizada, fazendo com que toda a rede elétrica das proximidades caísse junto.
Já na região de Castelândia, uma estrutura de telhado de grande porte caiu sobre a via e também atingiu a fiação.
Após a chuva, a Prefeitura de Primavera do Leste informou que o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a concessionária de energia Energisa atuaram para minimizar os estragos.
Foi preciso utilizar maquinário de grande porte para auxiliar na retirada dos galhos de árvores e da estrutura do telhado, para desobstrução das vias.
Conforme relato de moradores, a cidade vem enfrentando temporais quase todos os dias.
No último dia 9 de fevereiro, outro temporal, que ultrapassou 100 milímetros em um curto espaço de tempo, sobrecarregou o sistema de drenagem e causou alagamentos em diversas ruas da cidade. Diante da situação, a Sinfra precisou utilizar maquinário e caminhões para desobstruir bocas de lobo que estavam entupidas com o acúmulo de sacolas plásticas, galhos e lixo.
A Defesa Civil segue monitorando a cidade em tempo real.
De acordo com o Climatempo, a chuva em Primavera do Leste deve continuar ao longo da semana, com previsão de temporal para sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22).








